Condições de produção no funcionamento da leitura na educação em física

Autores

  • Maria José P. M. de Almeida gepCE FE UNICAMP
  • Henrique César da Silva gepCE doutorando FE UNICAMP
  • José Luís Michinel Machado Universidad Central de Venezuela Escuela de Física

Resumo

São apresentados aspectos do funcionamento da leitura em aulas de física, a partir de estudos nos quais o desafio foi se pensar a mediação do texto como meio privilegiado para que, cada vez mais, indivíduos tenham maior acesso à cultura científica, entendida como compreensão da própria ciência, seus modos de produção e suas relações com a sociedade e a tecnologia. É analisada a leitura em situações de ensino, na escola média e na universidade; o principal suporte dos estudos é a análise de discurso na linha francesa, como tem sido divulgada por M. Pêcheux e E. Orlandi, com destaque para as condições de produção da leitura; aspectos como memória e ideologia possibilitam a superação de uma visão apenas instrumental dessa atividade e permitem identificar deslocamentos em relação ao funcionamento da leitura e aos conhecimentos dos estudantes relativos ao saber científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Almeida, M. J. P. M. de, Silva, H. C. da, & Machado, J. L. M. (2011). Condições de produção no funcionamento da leitura na educação em física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4180

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)