Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas a Partir da Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, letramento científico, pandemia de covid-19

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre processos de educação linguística e práticas de letramentos possíveis na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nosso objetivo é discutir propostas de atividades com textos, considerando o contexto social dos estudantes dessa modalidade. Assim, podemos também refletir sobre o lugar do letramento científico nesse contexto educacional. Para isso, tratamos teoricamente os estudos em letramentos e incluímos uma breve análise da EJA como campo de direito na educação, evidenciando suas especificidades, e discutimos o papel da educação linguística nessa modalidade, a partir de uma reflexão sobre práticas de letramento, em especial, sobre o letramento científico. Ao final, propomos algumas possibilidades para um trabalho pedagógico que contemple os conceitos estudados e a reflexão crítica sobre a relação que se estabelece entre ciência e sociedade, baseando-nos em um trabalho didático com dois textos — um card de divulgação científica e uma charge — partindo do contexto ainda presente da pandemia de covid-19.

Biografia do Autor

  • Christiane Sheyla Magalhães de Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Iguaçu (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho e na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros. Tem experiência nas áreas de Letras e de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, letramentos e participação social reflexiva.

  • Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e a Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, além de uma Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.

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Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas a Partir da Pandemia de Covid-19. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39950, 1-28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240