Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas a Partir da Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, letramento científico, pandemia de covid-19Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre processos de educação linguística e práticas de letramentos possíveis na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nosso objetivo é discutir propostas de atividades com textos, considerando o contexto social dos estudantes dessa modalidade. Assim, podemos também refletir sobre o lugar do letramento científico nesse contexto educacional. Para isso, tratamos teoricamente os estudos em letramentos e incluímos uma breve análise da EJA como campo de direito na educação, evidenciando suas especificidades, e discutimos o papel da educação linguística nessa modalidade, a partir de uma reflexão sobre práticas de letramento, em especial, sobre o letramento científico. Ao final, propomos algumas possibilidades para um trabalho pedagógico que contemple os conceitos estudados e a reflexão crítica sobre a relação que se estabelece entre ciência e sociedade, baseando-nos em um trabalho didático com dois textos — um card de divulgação científica e uma charge — partindo do contexto ainda presente da pandemia de covid-19.
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