Educação para o Trânsito em Aulas de Física

Autores

  • Leandro Londero da Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Relata-se um estudo sobre a possibilidade de inserção da educação para o trânsito em aulas de Física. Para tanto, justifica-se a inserção mediante estatísticas e amparos legais, analisam-se Coleções Didáticas de Física e de Ciências, bem como conteúdos e os recursos didáticos, elaboram-se Módulos Didáticos (MDs) e implementa-se eles em turmas de 1º ano do Ensino Médio. Utilizam-se como instrumentos para a análise das implementações: a) a produção escrita dos alunos; b) as avaliações, c) o diário da prática pedagógica com o relato do professor sobre as aulas. Ao final, explicitam-se os possíveis conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais, de educação para o trânsito, os recursos utilizados, as concepções apresentadas por alunos sobre assuntos de trânsito e, ainda, mapeiam-se os conhecimentos construídos e as atitudes por eles criadas. Recomenda-se constituir, na formação inicial e nas escolas, ambientes de discussão sobre a inserção da educação para o trânsito nos currículos escolares.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Silva, L. L. da. (2011). Educação para o Trânsito em Aulas de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4000

Edição

Seção

Artigos