Níveis de engajamento em uma atividade prática de Física com aquisição automática de dados
Resumo
O objetivo desta investigação é analisar fatores que se destacam no desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica Júnior, envolvendo a utilização de sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados. No diálogo com a Teoria da Atividade, a compreensão do conceito de engajamento como uma totalidade que abarca três dimensões inter-relacionadas - comportamental, emocional e cognitiva - é reforçada. A fragmentação, por razões metodológicas, é evitada, propondo-se dois níveis de engajamento, no plano das ações e operações e no plano da atividade, nos quais estariam sempre presentes as três dimensões. Um dos professores orientadores do projeto exerceu o papel de observador participante. Foram realizadas entrevistas com os estudantes e produzidos relatórios e diários de bordo. A complexidade do sistema de aquisição de dados envolvendo o sensor de posição implicou que ele deixasse de ser um artefato mediador da atividade para se constituir como objeto da mesma. Isso resultou em repercussões significativas no grau de autonomia dada aos estudantes, em suas compreensões e posicionamentos quanto ao objeto da atividade e às ações propostas e, consequentemente, nos diferentes níveis de engajamento observados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Moreira, A. F., & Pontelo, I. (2011). Níveis de engajamento em uma atividade prática de Física com aquisição automática de dados. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4004
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.