Ambiente de aprendizagem de Física mediado por animações
Resumo
Os resultados apresentados neste artigo foram produzidos em uma pesquisa que focalizou os modos de interpretação de estudantes em atividades envolvendo representações de modelos conceituais. Guiados por uma perspectiva etnometodológica, fizemos uma abordagem descritiva de uma sala de aula de Física. Produzimos evidências do caráter distribuído da cognição, retratadas nos diálogos entre alunos e professor em situações envolvendo interpretação de animações na tela do computador. Mostramos que a possibilidade de operar sobre uma representação favorece a elaboração e interpretação de modelos conceituais. Nesse processo em que ocorre a distribuição da cognição, a participação do professor é fundamental para a negociação dos significados e compreensão dos conceitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-13
Como Citar
Moreira, A. F., & Borges, O. (2011). Ambiente de aprendizagem de Física mediado por animações. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4039
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.