Educação e controle da esquistossomose em Sumidouro (RJ, Brasil): avaliação de um jogo no contexto escolar

Autores

  • Tatiana Figueiredo de Oliveira Laboratório de Eco-epidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses; Instituto Oswaldo Cruz
  • Marisa da Silveira Soares Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental; Instituto Oswaldo Cruz
  • Rodolfo Armando da Cunha Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental, Instituto Oswaldo Cruz
  • Simone Monteiro Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde; Instituto Oswaldo Cruz

Resumo

Com base em ações educativas sobre a prevenção e controle da esquistossomose executadas por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz entre 1995 e 2005, no município de Sumidouro (RJ), foi desenvolvido o jogo “Por dentro da esquistossomose”. Por meio de uma avaliação com um grupo de alunos do ensino médio de Sumidouro, o presente estudo teve como objetivo analisar se o referido jogo promove o conhecimento e motiva os estudantes para adoção de medidas preventivas de controle dessa endemia. Os resultados indicam que o jogo gerou motivação e contribuiu para a compreensão das formas de transmissão e prevenção da doença. Todavia, o material necessita de aperfeiçoamentos no que diz respeito à definição do ciclo de vida do Schistosoma mansoni, às formas de transmissão e uma maior adaptação à realidade da população local. Tais mudanças visam potencializar o uso do jogo enquanto um instrumento didático capaz de contribuir para ações educativas de controle da esquistossomose.

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Publicado

2011-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação e controle da esquistossomose em Sumidouro (RJ, Brasil): avaliação de um jogo no contexto escolar. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4012