Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências

Autores

  • Agustina Rosa Echeverría Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás
  • Celso Martins Belisário Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito de um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências teve como objetivo central analisar o movimento de idéias do grupo formado por professores formadores, professores do Ensino Básico e alunos de Graduação e Mestrado. Foram analisados quatro encontros, nos quais se discutiram as expectativas dos participantes, conceitos científicos e projetos de ensino elaborados a partir de temas relevantes. Os dados foram analisados com categorias criadas a partir da leitura das transcrições registradas em VHS. A análise evidenciou o interesse/necessidade dos professores do Ensino Básico de aproximação com a Universidade, as dificuldades de compreensão de conceitos químicos e a necessidade de ajuda de parceiros mais experientes na elaboração de propostas de trabalho para as escolas. Apesar desses problemas, os professores elaboraram e executaram projetos o que levou a conclusão de que a formação continuada é um processo indispensável e que deve ser promovido constantemente.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Echeverría, A. R., & Belisário, C. M. (2011). Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4017

Edição

Seção

Artigos