O Processo de Tomada de Consciência e a Formação de Conceitos da Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Ciências/Química
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173803Palavras-chave:
Sentido-significado, Tomada de Consciência, Educação Ambiental Crítica, Teoria Histórico-cultural, Formação de professores.Resumo
A compreensão de fundamentos dos processos de ensino e aprendizagem de conceitos ambientais na formação inicial de professores de ciências é um ponto relevante para se pensar nas potencialidades da Educação Ambiental Crítica (EAC). Nesse contexto, o objetivo desta investigação foi analisar, a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, o processo de tomada de consciência e formação de conceitos ambientais na perspectiva crítica em professores de Ciências/Química. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa participante por meio de um grupo de discussão ao longo de um semestre com estudantes de um curso de licenciatura em Química. Os encontros foram filmados, transcritos e analisados utilizando-se a análise microgenética. Devido à EAC questionar muitas significações estáveis para os estudantes observou-se o estranhamento de alguns conceitos/temas como a relação ser humano-natureza e a explicação sobre a crise ambiental. As intervenções verbais dos estudantes se basearam, predominantemente, em uma rede de conceitos espontâneos pautadas num projeto neoliberal de sociedade. Por outro lado, observou-se a importância e a potencialidade formativa de momentos de estudos e diálogos sistematizados para ampliação da rede conceitual dos estudantes, desnaturalizando as relações socioambientais e contribuindo para o processo de reflexão e apropriação dos conceitos científicos.Downloads
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Referências
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Publicado
2017-12-20
Como Citar
Costa, L. S. O., Echeverría, A. R., & Ribeiro, F. L. (2017). O Processo de Tomada de Consciência e a Formação de Conceitos da Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Ciências/Química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 803–834. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173803
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