Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências

Autores

  • Argus Vasconcelos de Almeida Departamento de Biologia Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lucélia Santana Torres da Silva Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rosanne Lopes de Brito Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho visou analisar livros didáticos da 6ª série, relativo ao conteúdo sobre a classe Insecta, através da pesquisa em 25 amostras de livros didáticos, das últimas três décadas. Procedendo-se para isso a mensuração da área de mancha do texto, figuras, exercícios, e textos complementares (itens, geralmente presentes no conteúdo), além da avaliação qualitativa, através da utilização de critérios para este fim. Gerando-se, conceitos que foram comparados entre as décadas pesquisadas, para determinar como foi abordado o conteúdo ao longo do período analisado. Detectando-se a diminuição acentuada do conteúdo, sendo muitas vezes substituído por figuras não apropriadas, os textos apresentam erros conceituais, necessitando serem atualizados, além disso, a contextualização foi escassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-13

Como Citar

Almeida, A. V. de, Silva, L. S. T. da, & Brito, R. L. de. (2011). Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4026

Edição

Seção

Artigos