Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências
Resumen
O presente trabalho visou analisar livros didáticos da 6ª série, relativo ao conteúdo sobre a classe Insecta, através da pesquisa em 25 amostras de livros didáticos, das últimas três décadas. Procedendo-se para isso a mensuração da área de mancha do texto, figuras, exercícios, e textos complementares (itens, geralmente presentes no conteúdo), além da avaliação qualitativa, através da utilização de critérios para este fim. Gerando-se, conceitos que foram comparados entre as décadas pesquisadas, para determinar como foi abordado o conteúdo ao longo do período analisado. Detectando-se a diminuição acentuada do conteúdo, sendo muitas vezes substituído por figuras não apropriadas, os textos apresentam erros conceituais, necessitando serem atualizados, além disso, a contextualização foi escassa.Descargas
Publicado
2011-02-13
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
Cómo citar
Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4026