Grupos de alunos como grupos de trabalho: um estudo sobre atividades de investigação

Autores

  • Josimeire Meneses Julio Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação – UFMG e E.E. Reny de Souza Lima
  • Arnaldo de Moura Vaz Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação e Colégio Técnico – UFMG

Resumo

Investigamos fatores cognitivos e subjetivos que desviam grupos de alunos da realização das tarefas de aprendizagem numa situação usual de sala de aula. Procuramos desenvolver instrumentos e procedimentos potencialmente úteis para observação de atividades em grupo em situações reais de sala de aula. A coleta de dados envolveu gravações de áudio e vídeo de grupos de alunos da primeira série do ensino médio durante atividade introdutória de Física. A análise desse material foi realizada à luz dos conceitos psicanalíticos de Bion de Grupo de Trabalho e Suposição Básica. Apresentamos as ações dos membros de um grupo frente aos desafios da atividade, suas interações entre si e sua participação em discussões promovidas pelo professor com toda a turma. Distinguimos o papel de cada membro no grupo, os fatores inconscientes a desviá-los da tarefa, os fatores que geraram conflito entre eles e identificamos os mecanismos que mantiveram o grupo em trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-13

Como Citar

Julio, J. M., & Vaz, A. de M. (2011). Grupos de alunos como grupos de trabalho: um estudo sobre atividades de investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4034

Edição

Seção

Artigos