Utilizar as TIC para ensinar física a alunos surdos – estudo de caso sobre o tema “a luz e a visão”
Resumo
Poderá a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ser um recurso facilitador da aprendizagem de Física por alunos surdos? Neste artigo apresenta-se um estudo de caso em que se procurou descrever como decorreu o ensino e a aprendizagem de um tema de Física (“A Luz e a Visão”) por alunos surdos do 8.º ano de escolaridade, num contexto de aprendizagem em que o ensino foi essencialmente mediado pelo computador (através de documentos interactivos desenvolvidos para a investigação com base no Modelo do Processamento da Informação de Robert Gagné) e tendencialmente centrado no aluno. Observou-se, entre outros aspectos, que os alunos evidenciaram grande motivação pelo uso do software e pela realização de actividades experimentais, que houve um pequeno acréscimo de autonomia na aprendizagem, que os pré-conceitos dos alunos em relação à Física (disciplina difícil e de que não gostavam) e que os resultados obtidos na avaliação sumativa (médio-fraco) se mantiveram quase inalterados. Concluiu-se que houve aprendizagem efectiva sobre o tema em estudo no contexto educativo implementado e que os desempenhos competentes sobre Física conseguidos pelos alunos em interacção com o software são indutores de acréscimos de sentimentos de autocompetência e de auto-estima, com reflexos tanto nas suas aprendizagens futuras como noutras vertentes da sua vida em sociedade.Downloads
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Publicado
2011-02-20
Como Citar
Paiva, A. P. S. (2011). Utilizar as TIC para ensinar física a alunos surdos – estudo de caso sobre o tema “a luz e a visão”. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4042
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