Utilizar as TIC para ensinar física a alunos surdos – estudo de caso sobre o tema “a luz e a visão”
Resumen
Poderá a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ser um recurso facilitador da aprendizagem de Física por alunos surdos? Neste artigo apresenta-se um estudo de caso em que se procurou descrever como decorreu o ensino e a aprendizagem de um tema de Física (“A Luz e a Visão”) por alunos surdos do 8.º ano de escolaridade, num contexto de aprendizagem em que o ensino foi essencialmente mediado pelo computador (através de documentos interactivos desenvolvidos para a investigação com base no Modelo do Processamento da Informação de Robert Gagné) e tendencialmente centrado no aluno. Observou-se, entre outros aspectos, que os alunos evidenciaram grande motivação pelo uso do software e pela realização de actividades experimentais, que houve um pequeno acréscimo de autonomia na aprendizagem, que os pré-conceitos dos alunos em relação à Física (disciplina difícil e de que não gostavam) e que os resultados obtidos na avaliação sumativa (médio-fraco) se mantiveram quase inalterados. Concluiu-se que houve aprendizagem efectiva sobre o tema em estudo no contexto educativo implementado e que os desempenhos competentes sobre Física conseguidos pelos alunos em interacção com o software são indutores de acréscimos de sentimentos de autocompetência e de auto-estima, com reflexos tanto nas suas aprendizagens futuras como noutras vertentes da sua vida em sociedade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-20
Cómo citar
Paiva, A. P. S. (2011). Utilizar as TIC para ensinar física a alunos surdos – estudo de caso sobre o tema “a luz e a visão”. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4042
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.