O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem
Resumo
Os livros didáticos de ciências vêm incorporando, de maneira crescente, textos originalmente publicados em revistas e jornais de divulgação científica. O presente artigo tem como objetivo analisar o discurso de um texto sobre clonagem antes e após sua inserção num livro didático. A análise encontra-se dividida em três etapas: identificação das principais características lingüísticas do texto original, as re-elaborações discursivas que o texto sofre ao ser adaptado para o livro e as funções que o texto de divulgação assume ao ser inserido no livro didático. Os resultados mostram que o texto tem como principal função promover a atualização de conteúdos sem, no entanto, estabelecer conexões com as demais partes do livro mantendo ainda as principais características do discurso da divulgação. Nas considerações finais, questiono as possibilidades de uso desse tipo de texto pelos professores e aponto ainda a necessidade de novos estudos sobre a inserção da divulgação científica em aulas de ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-23
Como Citar
Nascimento, T. G. (2011). O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4060
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.