A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciandos em ciências naturais
Resumo
A produção de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências apresenta um grande potencial para a formação de autores de textos esteticamente atrativos e de conteúdo apelativo, os quais podem vir a ser utilizados no ensino formal. Neste artigo foram analisados textos de divulgação escritos por licenciandos de cursos de Física e Biologia de três universidades brasileiras no contexto de disciplinas que discutiam a produção de materiais didáticos. A análise que tem como base o referencial teórico discursivo é feita a partir da caracterização dos aspectos composicionais que constituem a divulgação científica como um gênero do discurso próprio. As categorias observadas nos 28 textos analisados dizem respeito ao apelo inicial à leitura, à interlocução direta com o leitor, presença de procedimentos explicativos, referência a teorias científicas, recuperação de conhecimentos tácitos, menção a situações próprias do cotidiano do leitor, presença de imagens, analogias, abordagem CTSA e de errosconceituais. Os resultados sugerem que a maioria dos textos dos licenciandos contemplou alguns dos elementos característicos do discurso da divulgação científica e apontam a necessidade de aprofundamento da discussão em torno da autoria de diversos gêneros textuais na formação inicial de professores de ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Nascimento, T. G., & Rezende Junior, M. F. (2011). A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciandos em ciências naturais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3987
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.