Contribuições de um museu interativo à construção do conhecimento científico

Autores

  • Regina Maria Rabello Borges PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ádria Stefani PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ana Clair Rodrigues Bertoletti PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ana Lúcia Imhoff PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Berenice Álvares Rosito PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Fernanda Bedin Camargo PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Karine Rabello Borges PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Lia Bárbara Marques Wilges PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Luiza Ester Camargo PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Plínio Fasolo PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ronaldo Mancuso PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Roque Moraes PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Vicente Hillebrand PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do conhecimento ao investigar concepções sobre educação em Ciências e a natureza das ciências relacionadas a experimentos de um museu interativo. A partir da análise de conteúdo dos depoimentos dos visitantes, foi constatado que o Museu pode ser utilizado dentro de uma concepção empirista sobre a aprendizagem, como se os experimentos interativos pudessem, por si mesmos, possibilitar a construção de conhecimentos. Entretanto, os professores envolvidos no projeto de forma continuada reconheceram formas alternativas de perceber a natureza das ciências e o seu desenvolvimento histórico, com reflexos na sua prática pedagógica, ao integrarem os recursos do Museu ao seu trabalho escolar em uma abordagem interacionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Como Citar

Borges, R. M. R., Stefani, Ádria, Bertoletti, A. C. R., Imhoff, A. L., Rosito, B. Álvares, Camargo, F. B., Borges, K. R., Wilges, L. B. M., Camargo, L. E., Fasolo, P., Mancuso, R., Moraes, R., Lima, V. M. do R., & Hillebrand, V. (2011). Contribuições de um museu interativo à construção do conhecimento científico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4076

Edição

Seção

Artigos