Educação em ciências e comunidade: investigando a construção de saberes em ensaios de professores na amazônia brasileira, acerca de uma prática docente diferenciada

Autores

  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará Programa de Mestrado em Educaçãoem Ciencias e Matemáticas

Resumo

Neste estudo, investigo, a partir de relatos escritos de alunos-professores do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, desenvolvido no Campus de Breves, da UFPA, saberes profissionais dos sujeitos, ao desenvolverem projetos de investigação/intervenção na comunidade. Analiso os relatos, que aproximo do conceito de ensaio em Morin (2003), buscando indícios de saberes profissionais e manifestações de sentimentos e dificuldades encontradas para a realização do trabalho. Concluo o estudo, tendo evidenciado saberes acerca da importância do trabalho coletivo; da postura investigativa durante a abordagem de situações-problema; o papel social da escola na interação com a comunidade; a formação de cidadãos críticos; os sentimentos de autonomia e de autoria, bem como de medo, satisfação, orgulho, risco e de objetivos alcançados; as prinipais dificuldades dizem respeito a problemas de infraestrutura e falta de material didático nas Escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-13

Como Citar

Gonçalves, T. V. O. (2011). Educação em ciências e comunidade: investigando a construção de saberes em ensaios de professores na amazônia brasileira, acerca de uma prática docente diferenciada. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4081

Edição

Seção

Artigos