Educação em ciências e comunidade: investigando a construção de saberes em ensaios de professores na amazônia brasileira, acerca de uma prática docente diferenciada
Resumo
Neste estudo, investigo, a partir de relatos escritos de alunos-professores do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, desenvolvido no Campus de Breves, da UFPA, saberes profissionais dos sujeitos, ao desenvolverem projetos de investigação/intervenção na comunidade. Analiso os relatos, que aproximo do conceito de ensaio em Morin (2003), buscando indícios de saberes profissionais e manifestações de sentimentos e dificuldades encontradas para a realização do trabalho. Concluo o estudo, tendo evidenciado saberes acerca da importância do trabalho coletivo; da postura investigativa durante a abordagem de situações-problema; o papel social da escola na interação com a comunidade; a formação de cidadãos críticos; os sentimentos de autonomia e de autoria, bem como de medo, satisfação, orgulho, risco e de objetivos alcançados; as prinipais dificuldades dizem respeito a problemas de infraestrutura e falta de material didático nas Escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.