Entrevista Cognitiva Associada a Caixa de Memória: Contribuições Para a Pesquisa Narrativa com o Uso de Testemunhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u843869

Palavras-chave:

metodologia, IRAMUTEQ associado a ATD, pesquisa narrativa

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa narrativa, cujo objetivo foi produzir e apresentar compreensões a respeito da criação e uso de um dispositivo que associa a entrevista cognitiva (EC) e a caixa de memória para obtenção de testemunhos. Participaram dois professores egressos do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará na Amazônia Legal. A aplicação desse dispositivo originou um testemunho livre e um dialogado, que foram transcritos e constituíram o corpus da pesquisa. Para as análises do material, adotamos o software IRAMUTEQ associado à Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus foi processado e, com critérios da ATD, emergiram duas categorias, por meio das quais foi possível inventariar as informações contidas nos testemunhos e inferir unidades de significados que as justificam. Concluímos que o dispositivo ativador de memória amplia consideravelmente o volume e a qualidade de informações obtidas como testemunhos, contribuindo de maneira relevante com a pesquisa narrativa.

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Biografia do Autor

Cleide Maria Velasco Magno, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM); Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI); Universidade Federal do Pará (UFPA). Trabalha com Pesquisa Narrativa, Formação de Professores e Clubes de Ciências. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa (Trans)formação. Bolsista CAPES. Correio eletrônico: cleidevelasco@gmail.com

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Docente titular da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa (Trans)formação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0496932429575513.

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Magno, C. M. V., & Gonçalves, T. V. O. (2023). Entrevista Cognitiva Associada a Caixa de Memória: Contribuições Para a Pesquisa Narrativa com o Uso de Testemunhos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e43922, 1–26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u843869

Edição

Seção

Artigos