O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa

Autores

  • Ortenila Sopelsa UnC – Campus de Concórdia-SC, Brasil

Resumo

Esta comunicação é parte de um trabalho de pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, sobre o Ensino de Ciências, especificamente relacionado à abordagem científico-pedagógica do ‘corpo humano’, em termos processuais de aulas. A investigação da prática de ensino do corpo humano foi desenvolvida com um grupo de trinta e cinco alunos e sua Professora, nas aulas de Ciências de uma 4ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública, do Estado de São Paulo-Brasil, com o objetivo de configurar como emergem e são explicitadas as dimensões do corpo humano enquanto conteúdo pedagógico no Ensino e na Aprendizagem de Ciências, nos anos iniciais de escolaridade. A construção da prática enfocada se deu a partir de entrevistas semi-estruturadas, com a Professora e seus alunos, as quais originaram abordagens alternativas do corpo humano pela realização de pesquisas organizadas e realizadas com a participação efetiva dos alunos. A análise dos referidos materiais desvela uma prática construída/desenvolvida em incessante diálogo nas situações reais de trabalho do grupo de alunos com a Professora e a Pesquisadora, esta sempre presente como convidada na sala de aula. Destes diálogos, emergiu a aprendizagem significativa do corpo humano, no ensino de Ciências, claramente construída e imbricada com as histórias de vida de cada aluno envolvido, implicando seus conflitos, angústias, desafios, saberes, vivências sociais e emocionais.

Downloads

Publicado

2011-11-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4092