Conceptos-en-acción y teoremas-en-acción en un trabajo de laboratorio de física
Resumo
O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências. En este trabajo se analiza el desarrollo conceptual de los estudiantes en relación con la actividad experimental en términos de esquemas (conceptos en acción y teoremas en acción) que se activan y construyen durante la resolución de situaciones problemáticas en un curso de laboratorio de física para profesorado. Se considera el trabajo de laboratorio en la enseñanza de la física como una actividad compleja en la cual los contenidos teóricos y experimentales están en permanente relación y dependencia, que se aproxima al quehacer experimental científico; de ella se identifican tareas y subtareas de diversos tipos que demandan una variedad de conceptualizaciones para su ejecución, esos procesos se analizan e interpretan a la luz de la teoría de campos conceptuales, CC, propuesta por Gérard Vergnaud (1998; 1990). En este contexto, se presenta un modelo del proceso cognitivo en el laboratorio (MATLaF) (Andrés y Pesa, 2003) y una metodología de investigación para hacer explícitos los esquemas activados. Las fuentes de información del estudio fueron las producciones individuales y grupales, escritas y orales, generadas durante el desarrollo del primer trabajo de laboratorio del curso. El análisis de contenido de estos textos permitió explicitar invariantes operatorios y esquemas tanto de orden teórico como metodológico referidos al campo conceptual (oscilaciones armónicas) y los procesos de cambio ocurridos durante la acción didáctica. Palabras claves: Conceptos-en-acción, teoremas-en-acción, trabajo de laboratorio en física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.