Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares
Resumo
O actual empenhamento na reconceptualização do ensino das ciências de sentido CTS aponta para três universos de ensino: educação em ciência, educação pela ciência e educação sobre ciência. A legitimidade social e política do ensino CTS bebe em ideias, princípios e valores inerentes à cidadania e na forma como estes se traduzem, ou poderão vir a traduzir, em princípios de promoção de cidadania - educação pela ciência; A fundamentação epistemológica do ensino CTS bebe em mudanças significativas no ethos da ciência que se traduzem, ou poderão vir a traduzir na educação sobre ciência. Tendo por base tais pressupostos, surgiu a necessidade de conhecer a orientação e o aprofundamento de respostas curriculares concretas a tal problemática. Para tal fizemos incidir o nosso trabalho num estudo de caso de natureza empírica e micro-analítica centrado em manuais escolares. As reflexões teóricas e os resultados empíricos proporcionaram-nos evidências de que os manuais não dão resposta ao ethos da ciência actual e que raramente projectam o ensino da ciência para contextos do mundo real.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.