Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares

Autores

  • Maria Eduarda do Nascimento Vaz Moniz dos Santos Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Resumo

O actual empenhamento na reconceptualização do ensino das ciências de sentido CTS aponta para três universos de ensino: educação  em ciência, educação  pela  ciência e educação  sobre ciência. A legitimidade social e política do ensino CTS bebe em ideias, princípios e valores inerentes à cidadania e na forma como estes se traduzem, ou poderão vir a traduzir, em princípios de promoção de cidadania - educação  pela  ciência; A fundamentação epistemológica do ensino CTS bebe em mudanças significativas no ethos da ciência que se traduzem, ou poderão vir a traduzir na educação sobre ciência. Tendo por base tais pressupostos, surgiu a necessidade de conhecer a orientação e o aprofundamento de respostas curriculares concretas a tal problemática. Para tal fizemos incidir o nosso trabalho num estudo de caso de natureza empírica e micro-analítica centrado em manuais escolares. As reflexões teóricas e os resultados empíricos proporcionaram-nos evidências de que os manuais não dão resposta ao ethos da ciência actual e que raramente projectam o ensino da ciência para contextos do mundo real.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

Santos, M. E. do N. V. M. dos. (2011). Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4097

Edição

Seção

Artigos