Desenvolvimento histórico da dinâmica: referente para a evolução das concepções dos estudantes sobre força e movimento

Autores

  • João Batista Siqueira Harres UNIVATES - Centro Universitário - Lajeado - BRASIL

Resumo

Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas idéias. Estas, denominadas de  ´concepções intermediárias´ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desenvolvimento histórico da dinâmica: referente para a evolução das concepções dos estudantes sobre força e movimento. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4145