O que pensam os professores sobre o que pensam os alunos. Uma pesquisa em diferentes estágios de formação no caso das concepções sobre a forma da terra.

Autores

  • João Batista Siqueira Harres UNIVATES – Centro Universitário Caixa Postal 155 - Lajeado – RS – 95.900-000 - Brasil
  • Lígia Bergesh Rocha UNIVATES – Centro Universitário Caixa Postal 155 - Lajeado – RS – 95.900-000 - Brasil
  • Tatiane Henz UNIVATES – Centro Universitário Caixa Postal 155 - Lajeado – RS – 95.900-000 - Brasil

Resumo

Relata-se como um grupo de 103 professores de Ciências e Matemática, envolvidos em processos de formação inicial e continuada, manifestam-se e propõem ações com relação ao conhecimento prévio dos alunos. Se analisa qualitativa e quantitativamente, em função do estágio de formação, as concepções sobre aprendizagem implícitas na consideração do conhecimento prévio dos estudantes sobre a forma da Terra e as propostas didáticas apresentadas para evolução desse conhecimento. Os resultados mostram que o estágio de formação influi no reconhecimento da existência do conhecimento prévio, mas não no nível das estratégias didáticas, caracterizadas majoritariamente por uma “pobreza didática”. Aquelas  estratégias de mais alto nível só aparecem significativamente quando as concepções sobre aprendizagem correspondentes se aproximam dos pressupostos construtivistas

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Harres, J. B. S., Rocha, L. B., & Henz, T. (2011). O que pensam os professores sobre o que pensam os alunos. Uma pesquisa em diferentes estágios de formação no caso das concepções sobre a forma da terra. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4170

Edição

Seção

Artigos