O uso de analogias como recurso didático por professores de biologia no ensino médio

Autores

  • Daniela Frigo Ferraz Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação Universidade Federal de Santa Maria Campus Universitário Camobi 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação Universidade Federal de Santa Maria Campus Universitário Camobi 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil

Resumo

Esta pesquisa insere-se na perspectiva do uso da linguagem metafórica e analógica no ensino de ciências. As analogias foram tomadas na perspectiva de nossa pesquisa como recursos didáticos disponíveis no processo da construção das noções científicas no âmbito de observações que foram realizadas dentro da sala de aula. Estas observações foram empregadas com o objetivo de investigar as formas de utilização de analogias e/ou metáforas por professores do Ensino Médio na disciplina de Biologia como recursos didáticos em sua prática pedagógica. Foram observadas seis professoras de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Destas, apenas nas aulas de uma professora não identificamos nenhum uso de analogias. Porém, quando entrevistamos esta professora a mesma confirma o uso deste tipo de recurso em sua prática pedagógica. As outras cinco professoras usaram freqüentemente analogias, totalizando 108. Em relação ao nível de  organização das analogias utilizadas pelos professores  encontramos nove formas de organização. Além disso, as analogias utilizadas pelos professores ainda podiam apresentar-se sob dois formatos distintos: analogias verbais e analogias pictorico-verbal. A maioria das analogias utilizadas pelos professores foram verbais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Ferraz, D. F., & Terrazzan, E. A. (2011). O uso de analogias como recurso didático por professores de biologia no ensino médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4164

Edição

Seção

Artigos