Entre o sonho e a realidade: comparando concepções de professores de 1ª a 4ª séries sobre ensino de ciências com a proposta dos PCNs

Autores

  • Maria Angela V. de Almeida Departamento de Química da UFRPE
  • Heloisa F. B. N. Bastos Departamento de Educação da UFRPE
  • Eneri S.C.de Albuquerque Departamento de Educação da UFRPE
  • Margareth Mayer Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE

Resumo

Essa pesquisa investiga as visões de Ciências Naturais mantidas por professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, relacionando-os com as suas práticas docentes. Para isto, foi aplicado um questionário no qual observou-se a constituição de três grupos de professores: os que apresentaram uma visão empirista/ positivista a ciência; os que assumiram uma visão mais atual de ciências e aqueles que misturaram a visão empirista/ positivista com a visão mais atual de ciências. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de capacitações permanentes em conteúdos específicos, metodologia e filosofia da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Almeida, M. A. V. de, Bastos, H. F. B. N., Albuquerque, E. S., & Mayer, M. (2011). Entre o sonho e a realidade: comparando concepções de professores de 1ª a 4ª séries sobre ensino de ciências com a proposta dos PCNs. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4176

Edição

Seção

Artigos