União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais
Palavras-chave:
Formação de professores, História da Ciência, Vê de Gowin, séries iniciais, Educação BásicaResumo
Este trabalho tem como objeto a investigação de uma proposta de formação inicial de professores pedagogos para atuarem em disciplinas e com conteúdos de Ciências em séries iniciais do ensino fundamental. Investigou-se a construção de uma abordagem didático-metodológica a partir do o uso da História da Ciência, associada com atividades experimentais e que apresenta como hipótese de estruturação metodológica (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. Os resultados indicam que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se um instrumento relevante na formação dos professores das séries iniciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-01-17
Como Citar
Batista, I. de L., & Nascimento, E. G. do. (2012). União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 41–66. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4196
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.