União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais

Autores

  • Irinéa de Lourdes Batista Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina
  • Eliana Guidetti do Nascimento Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação de professores, História da Ciência, Vê de Gowin, séries iniciais, Educação Básica

Resumo

Este trabalho tem como objeto a investigação de uma proposta de formação inicial de professores pedagogos para atuarem em disciplinas e com conteúdos de Ciências em séries iniciais do ensino fundamental. Investigou-se a construção de uma abordagem didático-metodológica a partir do o uso da História da Ciência, associada com atividades experimentais e que apresenta como hipótese de estruturação metodológica (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. Os resultados indicam que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se um instrumento relevante na formação dos professores das séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-17

Como Citar

Batista, I. de L., & Nascimento, E. G. do. (2012). União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 41–66. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4196

Edição

Seção

Artigos