Vygotsky: Um Referencial para Analisar a Aprendizagem e a Criatividade no Ensino da Física

Autores

  • Roberto Gonçalves Barbosa Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. http://orcid.org/0000-0002-0397-4754
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818149

Palavras-chave:

Vygotsky, Ensino e Aprendizagem de Física, Criatividade.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise das respostas de estudantes da primeira série do Ensino Médio com relação aos conhecimentos da Física, particularmente referente às Leis de Newton. A análise foi realizada por meio da elaboração de unidades de registro prévias, fundamentadas em Vygotsky, que, entre outros aspectos incluiu a dimensão criativa. Esse viés é pouco frequente nas pesquisas em Ensino de Ciências. Dentre outras inferências, observa-se que classificar os diferentes níveis de aprendizagem sob o pensamento de Vygotsky implica em descrever um processo relacionado ao domínio gradual dos signos e significados científicos ligados aos diferentes níveis de consciência que se iniciam no saber espontâneo, passando pela fase quase-reprodutora e que culmina na reprodutora e reprodutora-criativa. Além dessa condição, é possível observar que a expressão criativa dos estudantes resulta da combinação de ao menos duas funções mentais, a imaginação e o pensamento em conceitos.

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Biografia do Autor

Roberto Gonçalves Barbosa, Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.

Prof. Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. Licenciado em Física. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina com estágio sanduiche na University of Massachusetts-USA.

Irinéa de Lourdes Batista, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Física. Física.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Barbosa, R. G., & Batista, I. de L. (2018). Vygotsky: Um Referencial para Analisar a Aprendizagem e a Criatividade no Ensino da Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 49–67. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818149

Edição

Seção

Artigos