Tutoria na formação de professores para a observação do movimento anual da esfera celeste e das chuvas de meteoros
Palavras-chave:
Astronomia, Movimento anual da esfera celeste. Chuvas de meteoros. Formação continuada de professores. Modelos de tutoria.Resumo
Este trabalho aborda modelos de tutoria no referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática em um curso de Astronomia para professores. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisadas, especificamente, as mobilizações em ações e as concepções sobre Astronomia dos participantes, ocorridas nas cinco reuniões que aconteceram após o curso. Os resultados apresentam ações de tutoria do pesquisador-professor,em função de perguntas dos participantes referentes à observação de constelações; sugestões de encaminhamentos; novas abordagens; e conteúdos sobre o movimento anual da esfera celeste. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado na abordagem da racionalidade técnica, no curso, e na abordagem da racionalidade prática, tutoria, nas reuniões. Observações de chuvas de meteoros constituem-se em um campo importante para tal finalidade. Conclui-se, apresentando o modelo de tutoria verificado, a experimentação direcionada. Também se evidencia a importância do tutor para o pensamento prático e para a formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.