Tutoria na formação de professores para a observação do movimento anual da esfera celeste e das chuvas de meteoros

Autores

  • Paulo Sergio Bretones Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de São Carlos
  • Maurício Compiani Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências

Palavras-chave:

Astronomia, Movimento anual da esfera celeste. Chuvas de meteoros. Formação continuada de professores. Modelos de tutoria.

Resumo

Este trabalho aborda modelos de tutoria no referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática em um curso de Astronomia para professores. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisadas, especificamente, as mobilizações em ações e as concepções sobre Astronomia dos participantes, ocorridas nas cinco reuniões que aconteceram após o curso. Os resultados apresentam ações de tutoria do pesquisador-professor,em função de perguntas dos participantes referentes à observação de constelações; sugestões de encaminhamentos; novas abordagens; e conteúdos sobre o movimento anual da esfera celeste. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado na abordagem da racionalidade técnica, no curso, e na abordagem da racionalidade prática, tutoria, nas reuniões. Observações de chuvas de meteoros constituem-se em um campo importante para tal finalidade. Conclui-se, apresentando o modelo de tutoria verificado, a experimentação direcionada. Também se evidencia a importância do tutor para o pensamento prático e para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-13

Como Citar

Bretones, P. S., & Compiani, M. (2013). Tutoria na formação de professores para a observação do movimento anual da esfera celeste e das chuvas de meteoros. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 43–66. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4241