Possibilidades e Limitações da Prática do Professor na Experiência com a Temática Energia e Desenvolvimento Humano no Ensino de Ciências

  • Nataly Carvalho Lopes Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Educação, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras.
  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho Doutor em Educação, Universidade de Campinas. Professor Adjunto do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Unesp.
Palavras-chave: Energia, Desenvolvimento Humano, Questões Sociocientíficas (QSC), CTSA, Ensino de Ciências.

Resumo

Reflexões sobre o Movimento CTSA, no ensino básico, têm apontado para a introdução das discussões envolvendo as questões sociocientíficas como vias para a organização e para o desenvolvimento de processos formativos nas aulas de ciências. Neste sentido, a pesquisa que desenvolvemos buscou levar para as aulas de física do ensino básico, as discussões envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente da problemática que relaciona produção e acesso à energia elétrica e desenvolvimento humano. Buscamos interpretar os aspectos formativos desta abordagem, que foi concretizada por meio de um minicurso. Assim, discutiremos neste trabalho, os discursos dos alunos e da professora de física que participaram deste minicurso. Portanto, buscamos na teoria da análise do discurso a reflexão sobre esta prática que apresenta limitações, como a falta de reconhecimento deste tipo de situação formativa por parte dos alunos, bem como possibilidades representadas pela constituição de espaços formativos que contribuam para a discussão das questões sociocientíficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataly Carvalho Lopes, Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Educação, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras.
Doutorado e mestre em ensino de ciências, licenciatura em física, docente do departamento de ciências naturais, matemática e educação do Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, campus Araras.
Publicado
2013-10-23
Como Citar
Lopes, N. C., & Carvalho, W. L. P. de. (2013). Possibilidades e Limitações da Prática do Professor na Experiência com a Temática Energia e Desenvolvimento Humano no Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(2), 207-226. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4268
Seção
Artigos