Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola

  • Angélica Cosenza Rodrigues Professora Faculdade de Educação da Universidade Federal Juiz de Fora. Doutoranda Núcleo de Educação em ciências e Saúde. NUTES/UFRJ
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins Profa. do Núcleo de Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ
Palavras-chave: Ambiente, imagem, análise crítica do discurso.

Resumo

Partindo de um contexto que envolve processos de grandes alterações ambientais no município de Macaé, RJ, o foco do presente estudo está em analisar imagens, textos e discursos orais produzidos por estudantes em situação de interações discursivas e, por meio desta análise, investigar possíveis sentidos controversos sobre efeitos socioambientais da exploração de petróleo. O arcabouço teórico-metodológico apoiou-se na abordagem da semiótica social e nos estudos críticos do discurso, toman-do o referencial de Norman Fairclough. Em nossas análises, controvérsias revelaram tensões que se complexificaram em interações discursivas, estabelecendo em alguns episódios a reafirmação de um discurso entre os estudantes e, em outros, a criação de um discurso híbrido que relativizou aquele primeiro ou até um novo discurso capaz de reconhecer agressões e riscos socioambientais e desconstruir sentidos hegemônicos que circulam nas práticas sociais de que alunos e alunas tomam parte.

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Biografia do Autor

Angélica Cosenza Rodrigues, Professora Faculdade de Educação da Universidade Federal Juiz de Fora. Doutoranda Núcleo de Educação em ciências e Saúde. NUTES/UFRJ
Professora da Faculdade de Educação da UFJF. àrea de atuação: educação em ciências e educação ambiental
Publicado
2014-03-21
Como Citar
Rodrigues, A. C., & Martins, I. G. R. (2014). Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 73-94. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4272