Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola
Palavras-chave:
Ambiente, imagem, análise crítica do discurso.Resumo
Partindo de um contexto que envolve processos de grandes alterações ambientais no município de Macaé, RJ, o foco do presente estudo está em analisar imagens, textos e discursos orais produzidos por estudantes em situação de interações discursivas e, por meio desta análise, investigar possíveis sentidos controversos sobre efeitos socioambientais da exploração de petróleo. O arcabouço teórico-metodológico apoiou-se na abordagem da semiótica social e nos estudos críticos do discurso, toman-do o referencial de Norman Fairclough. Em nossas análises, controvérsias revelaram tensões que se complexificaram em interações discursivas, estabelecendo em alguns episódios a reafirmação de um discurso entre os estudantes e, em outros, a criação de um discurso híbrido que relativizou aquele primeiro ou até um novo discurso capaz de reconhecer agressões e riscos socioambientais e desconstruir sentidos hegemônicos que circulam nas práticas sociais de que alunos e alunas tomam parte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.