Educação para a cidadania: o papel da prática pedagógica na formação para a tomada de decisão

  • Luisa Gomes de Almeida Vilardi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rita Vilanova Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Educação em ciências, cidadania e tomada de decisão

Resumo

 

Atualmente, praticamente não há país no mundo que não garanta, em seus textos legais, o acesso de seus cidadãos à educação com base no pressuposto de que a educação escolar é condição fundante da cidadania. Nas sociedades democráticas em que os cidadãos assumem seus direitos e exercem seus deveres, a qualidade das decisões tomadas por não especialistas é de importância fundamental. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo principal compreender qual o significado dado ao tema ‘tomada de decisão’ e como ele é representado na prática docente de um professor de Ciências. Para este estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e assumiu-se como referencial teórico-metodológico a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) através da técnica de análise temática. Os resultados mostraram que o tema ‘tomada de decisão’ assume núcleos de sentido diretamente relacionados aos conceitos de postura, participação, exercício da cidadania, autonomia e formação política e que na prática docente ele é representado por meio de de práticas pedagógicas que visam à inserção dos alunos em práticas sociais para a promoção de um olhar crítico para a realidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Gomes de Almeida Vilardi, Universidade Federal de Juiz de Fora
Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tacnologia, Faculdade de Educação - UFJF
Rita Vilanova, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, NUTES
Isabel Gomes Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, NUTES
Publicado
2013-02-26
Como Citar
Vilardi, L. G. de A., Vilanova, R., & Martins, I. G. R. (2013). Educação para a cidadania: o papel da prática pedagógica na formação para a tomada de decisão. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 9-24. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4239