Educação para a cidadania: o papel da prática pedagógica na formação para a tomada de decisão
Palavras-chave:
Educação em ciências, cidadania e tomada de decisãoResumo
Atualmente, praticamente não há país no mundo que não garanta, em seus textos legais, o acesso de seus cidadãos à educação com base no pressuposto de que a educação escolar é condição fundante da cidadania. Nas sociedades democráticas em que os cidadãos assumem seus direitos e exercem seus deveres, a qualidade das decisões tomadas por não especialistas é de importância fundamental. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo principal compreender qual o significado dado ao tema ‘tomada de decisão’ e como ele é representado na prática docente de um professor de Ciências. Para este estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e assumiu-se como referencial teórico-metodológico a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) através da técnica de análise temática. Os resultados mostraram que o tema ‘tomada de decisão’ assume núcleos de sentido diretamente relacionados aos conceitos de postura, participação, exercício da cidadania, autonomia e formação política e que na prática docente ele é representado por meio de de práticas pedagógicas que visam à inserção dos alunos em práticas sociais para a promoção de um olhar crítico para a realidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-02-26
Como Citar
Vilardi, L. G. de A., Vilanova, R., & Martins, I. G. R. (2013). Educação para a cidadania: o papel da prática pedagógica na formação para a tomada de decisão. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 9–24. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4239
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.