Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais
Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Ensino de Física, Recursos Didáticos, Sala de AulaResumo
A inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências tem ganhado significativa atenção por parte das orientações governamentais e também dos pesquisadores da área. Entretanto, existem grandes dificuldades para levar este tema para a sala de aula, principalmente em relação a materiais didáticos adequados. Nesse sentido, utilizando resultados de trabalhos anteriores, foram analisados os artigos que apresentaram propostas para a sala de aula, relacionadas à HFC, entre os anos de 2001 e 2010 das quatro revistas melhor avaliadas pela CAPES no país. O objetivo foi verificar quais os recursos didáticos utilizados no trabalho com HFC, como se apresentam suas funções didáticas e se há avaliação de seu papel nas propostas implementadas em sala de aula. Os resultados mostraram que os recursos mais utilizados são textos, mas há também imagens, poesias, contos, discussão de filmes e peças de teatro. No entanto, a maioria dos trabalhos não apresenta uma avaliação sobre a utilização desses recursos nas propostas implementadas.
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