Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais

Autores

  • Saul Benhur Schirmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Inés Prieto Schmidt Sauerwein Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Ensino de Física, Recursos Didáticos, Sala de Aula

Resumo

A inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências tem ganhado significativa atenção por parte das orientações governamentais e também dos pesquisadores da área. Entretanto, existem grandes dificuldades para levar este tema para a sala de aula, principalmente em relação a materiais didáticos adequados. Nesse sentido, utilizando resultados de trabalhos anteriores, foram analisados os artigos que apresentaram propostas para a sala de aula, relacionadas à HFC, entre os anos de 2001 e 2010 das quatro revistas melhor avaliadas pela CAPES no país. O objetivo foi verificar quais os recursos didáticos utilizados no trabalho com HFC, como se apresentam suas funções didáticas e se há avaliação de seu papel nas propostas implementadas em sala de aula. Os resultados mostraram que os recursos mais utilizados são textos, mas há também imagens, poesias, contos, discussão de filmes e peças de teatro. No entanto, a maioria dos trabalhos não apresenta uma avaliação sobre a utilização desses recursos nas propostas implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Schirmer, S. B., & Sauerwein, I. P. S. (2015). Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(3), 061–077. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4293