Efeito-leitor de ciência: a textualização e circulação da ciência em folders sobre transgênicos
Palavras-chave:
textualização, efeito-leitor, sujeito-leitor de ciência, leitura, transgênicos, controvérsias sociocientíficasResumo
Apresentamos a análise de folders sobre alimentos transgênicos de uma empresa multinacional protagonista importante em controvérsias sobre essa temática. As análises se amparam na noção de efeito-leitor, posição de leitura e relação com a ciência que o leitor pode vir a ocupar. Consideramos esse aspecto relevante se se deseja formar leitores de ciência com compreensão da dimensão social da sua produção e circulação. A análise dá visibilidade ao fato de que não apenas nos posicionamos em controvérsias sociocientíficas como já somos posicionados. Ao dar visibilidade a esse processo, de natureza discursiva, buscamos contribuir para pensar a produção de práticas de leitura da ciência na escola como construção de possibilidades de trabalhar com os estudantes as posições que os constituem em relação à ciência. Tratar-se-ia de trabalhar não apenas o conteúdo do texto, mas a textualização desse conteúdo, ou seja, a textualização da ciência. A textualização desses folders representa um exemplo da variedade de textualizações que fazem circular a ciência numa sociedade como a nossa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.