Efeito-leitor de ciência: a textualização e circulação da ciência em folders sobre transgênicos
Palavras-chave:
textualização, efeito-leitor, sujeito-leitor de ciência, leitura, transgênicos, controvérsias sociocientíficasResumo
Apresentamos a análise de folders sobre alimentos transgênicos de uma empresa multinacional protagonista importante em controvérsias sobre essa temática. As análises se amparam na noção de efeito-leitor, posição de leitura e relação com a ciência que o leitor pode vir a ocupar. Consideramos esse aspecto relevante se se deseja formar leitores de ciência com compreensão da dimensão social da sua produção e circulação. A análise dá visibilidade ao fato de que não apenas nos posicionamos em controvérsias sociocientíficas como já somos posicionados. Ao dar visibilidade a esse processo, de natureza discursiva, buscamos contribuir para pensar a produção de práticas de leitura da ciência na escola como construção de possibilidades de trabalhar com os estudantes as posições que os constituem em relação à ciência. Tratar-se-ia de trabalhar não apenas o conteúdo do texto, mas a textualização desse conteúdo, ou seja, a textualização da ciência. A textualização desses folders representa um exemplo da variedade de textualizações que fazem circular a ciência numa sociedade como a nossa.
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