Efeito-leitor de ciência: a textualização e circulação da ciência em folders sobre transgênicos

Autores

  • Henrique César da Silva UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariana Brasil Ramos UFSC
  • Gabriela Finco Maidame
  • Terezinha C. C. Pessoa
  • Givanildo J. de Oliveira
  • Valdete Ramos de Oliveira Melo
  • Daiane M. Galvão

Palavras-chave:

textualização, efeito-leitor, sujeito-leitor de ciência, leitura, transgênicos, controvérsias sociocientíficas

Resumo

Apresentamos a análise de folders sobre alimentos transgênicos de uma empresa multinacional protagonista importante em controvérsias sobre essa temática. As análises se amparam na noção de efeito-leitor, posição de leitura e relação com a ciência que o leitor pode vir a ocupar. Consideramos esse aspecto relevante se se deseja formar leitores de ciência com compreensão da dimensão social da sua produção e circulação. A análise dá visibilidade ao fato de que não apenas nos posicionamos em controvérsias sociocientíficas como já somos posicionados. Ao dar visibilidade a esse processo, de natureza discursiva, buscamos contribuir para pensar a produção de práticas de leitura da ciência na escola como construção de possibilidades de trabalhar com os estudantes as posições que os constituem em relação à ciência. Tratar-se-ia de trabalhar não apenas o conteúdo do texto, mas a textualização desse conteúdo, ou seja, a textualização da ciência. A textualização desses folders representa um exemplo da variedade de textualizações que fazem circular a ciência numa sociedade como a nossa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César da Silva, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Proprofessor do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN)CED - Centro de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

Downloads

Publicado

2015-09-07

Como Citar

Silva, H. C. da, Ramos, M. B., Maidame, G. F., Pessoa, T. C. C., Oliveira, G. J. de, Melo, V. R. de O., & Galvão, D. M. (2015). Efeito-leitor de ciência: a textualização e circulação da ciência em folders sobre transgênicos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 219–232. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4309

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)