Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde

Autores

  • Cristiane Pereira Ferreira Fundação Oswaldo Cruz
  • Rosane Moreira Silva Meirelles Fundação Oswaldo Cruz e UERJ

Palavras-chave:

metodologia participativa, recurso didático lúdico, tema transversal saúde

Resumo

O compromisso de ensinar conhecimentos historicamente acumulados tem dificultado a introdução e discussão de temas transversais, essenciais para que os alunos sejam preparados para viver e intervir em seu cotidiano. Em trabalho anterior foi desenvolvida uma metodologia participativa para elaboração de material lúdico pelos alunos como uma forma de trabalhar com o tema transversal saúde. Neste artigo a avaliação desta metodologia é apresentada como uma forma de abordar o tema sem prejuízo dos outros conteúdos e em relação aos conhecimentos produzidos durante o desenvolvimento do material, participação e satisfação dos alunos. Esses parâmetros foram avaliados a partir do conteúdo inserido no material lúdico, das falas dos alunos, da observação direta durante o processo e de entrevista. Resultados mostraram que a metodologia participativa para a elaboração de materiais lúdicos pode ser utilizada para se trabalhar com temas transversais, possibilitando a construção de conhecimento, participação e elevação da autoestima dos alunos favorecendo o processo de aprendizagem na escola que possibilite a promoção de saúde.

Biografia do Autor

  • Cristiane Pereira Ferreira, Fundação Oswaldo Cruz
    Eu, Cristiane Pereira Ferreira, defendi minha tese intitulada “Ensino de Ciências na Licenciatura em Pedagogia: Recontextualização do Currículo em Instituições do Rio de Janeiro”, em 2012, tornando-me Doutora em Ciências pelo Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Em 2007 conclui o Mestrado em Ciências no mesmo programa com a dissertação intitulada “Participando e apreendendo: elaboração de uma metodologia para a construção de recurso lúdico sobre água e saúde”. Fui orientada em ambas as pesquisas por Dra. Rosane Moreira Silva de Meirelles. Sou graduada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (UVA – RJ). Desde então tenho me dedicado à pesquisa nas áreas de Ensino-Aprendizagem de Ciências, Educação em Saúde e Formação de Professores no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), no Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC- Ficoruz).
  • Rosane Moreira Silva Meirelles, Fundação Oswaldo Cruz e UERJ
    Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ). É orientadora no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC-Fiocruz) em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB-IOC) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). Na graduação leciona disciplinas de Biologia Celular, Morfologia Microscópica (Medicina), Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Ensino e Saúde (Biologia). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem de Ciências, Ciência e Arte (Mest Academico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mest Profissional).

Downloads

Publicado

2015-11-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 275-292. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4314