Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde

Autores

  • Cristiane Pereira Ferreira Fundação Oswaldo Cruz
  • Rosane Moreira Silva Meirelles Fundação Oswaldo Cruz e UERJ

Palavras-chave:

metodologia participativa, recurso didático lúdico, tema transversal saúde

Resumo

O compromisso de ensinar conhecimentos historicamente acumulados tem dificultado a introdução e discussão de temas transversais, essenciais para que os alunos sejam preparados para viver e intervir em seu cotidiano. Em trabalho anterior foi desenvolvida uma metodologia participativa para elaboração de material lúdico pelos alunos como uma forma de trabalhar com o tema transversal saúde. Neste artigo a avaliação desta metodologia é apresentada como uma forma de abordar o tema sem prejuízo dos outros conteúdos e em relação aos conhecimentos produzidos durante o desenvolvimento do material, participação e satisfação dos alunos. Esses parâmetros foram avaliados a partir do conteúdo inserido no material lúdico, das falas dos alunos, da observação direta durante o processo e de entrevista. Resultados mostraram que a metodologia participativa para a elaboração de materiais lúdicos pode ser utilizada para se trabalhar com temas transversais, possibilitando a construção de conhecimento, participação e elevação da autoestima dos alunos favorecendo o processo de aprendizagem na escola que possibilite a promoção de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Pereira Ferreira, Fundação Oswaldo Cruz

Eu, Cristiane Pereira Ferreira, defendi minha tese intitulada “Ensino de Ciências na Licenciatura em Pedagogia: Recontextualização do Currículo em Instituições do Rio de Janeiro”, em 2012, tornando-me Doutora em Ciências pelo Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Em 2007 conclui o Mestrado em Ciências no mesmo programa com a dissertação intitulada “Participando e apreendendo: elaboração de uma metodologia para a construção de recurso lúdico sobre água e saúde”. Fui orientada em ambas as pesquisas por Dra. Rosane Moreira Silva de Meirelles. Sou graduada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (UVA – RJ). Desde então tenho me dedicado à pesquisa nas áreas de Ensino-Aprendizagem de Ciências, Educação em Saúde e Formação de Professores no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), no Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC- Ficoruz).

Rosane Moreira Silva Meirelles, Fundação Oswaldo Cruz e UERJ

Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ). É orientadora no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC-Fiocruz) em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB-IOC) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). Na graduação leciona disciplinas de Biologia Celular, Morfologia Microscópica (Medicina), Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Ensino e Saúde (Biologia). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem de Ciências, Ciência e Arte (Mest Academico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mest Profissional).

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Ferreira, C. P., & Meirelles, R. M. S. (2015). Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 275–292. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4314

Edição

Seção

Artigos