As percepções de Educação Ambiental e Meio ambiente de professoras das séries finais e a influência destas em suas práticas docentes

Autores

  • Ediane Machado Wollmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

percepções, meio ambiente, Educação Ambiental, professores.

Resumo

A Educação Ambiental (EA), enquanto lei em nosso país é orientada para ser trabalhada em todos os níveis de ensino e tem sido apontada como uma possibilidade de análise, reflexão e tomada de atitudes que visem transformar o modo de ser e agir dos sujeitos, atuando diretamente na sua formação cidadã. Sendo assim, acreditamos ser importante conhecer as percepções sobre o meio ambiente das pessoas envolvidas, pois deste modo, é possível realizar atividades em Educação Ambiental. Diante deste pressuposto e cientes da importância da inserção da EA em todos os níveis de ensino, bem como, no trabalho dos professores, buscamos detectar as percepções sobre meio ambiente e EA de professores, analisando como tais percepções influenciam em suas práticas docentes diárias. Esta pesquisa configura-se como explicativa, com predominância qualitativa, e foi desenvolvida com professoras das séries finais do ensino fundamental de uma escola de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul (RS). Como instrumento para a coleta dos dados utilizou-se um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas que possibilitaram a categorização destes resultados. Através deste estudo, verificamos que a maioria das percepções sobre meio ambiente das professoras pesquisadas, enquadram-se a uma visão naturalista e antropocêntrica, que interfere em suas práticas docentes, não permitindo uma maior abrangência no campo da EA. Com relação a suas visões sobre EA detectamos que praticamente todas as professoras apresentaram em seus relatos uma visão naturalista e conservacionista, de acordo com Sauvé (2005), estes indivíduos não souberam expressar de maneira clara como suas disciplinas podem ser relacionadas com o meio ambiente, ou apresentaram noções de atitudes “ambientalmente corretas”. Entretanto, observou-se que algumas professoras apresentaram noções mais amplas sobre o meio ambiente e acreditam que devem ser considerados outros fatores como, os sociais, os econômicos e os políticos na EA, sistematizando mais claramente as relações das suas disciplinas com o tema meio ambiente. Após a realização desta pesquisa nosso próximo objetivo é trabalhar com estas professoras através da elaboração de projetos que permitam a inserção da EA em suas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediane Machado Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Atualmente é professora de Química do Instituto Federal Farroupilha e doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Atua na área de Ensino de Ciências, trabalhando com metodologias de ensino, elaboração de projetos e formação de professores em Educação Ambiental.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular. Atualmente é professor adjunto e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Ciência do Movimento Humano, Especialização em Mídias na Educação. Possui mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM e Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFSM.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Wollmann, E. M., Soares, F. A. A., & Ilha, P. V. (2015). As percepções de Educação Ambiental e Meio ambiente de professoras das séries finais e a influência destas em suas práticas docentes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 387–405. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4319

Edição

Seção

Artigos