A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências
Palavras-chave:
História da Ciência, narrativas históricas, divulgação científicaResumo
Programas de televisão podem ser recursos didáticos úteis para os professores de ciências, considerando-se a grande influência desse meio de comunicação na sociedade e sua facilidade de acesso pelos estudantes. Este trabalho propõe a abordagem crítica de duas séries produzidas pela televisão brasileira: Poeira das Estrelas e Mundos Invisíveis, no que tange ao uso de narrativas históricas para discutir aspectos da natureza da ciência. A análise proposta baseia-se na contemporânea historiografia da ciência. Foram observadas, nos episódios analisados, características que reforçam visões distorcidas da atividade científica, tais como: a ideia de “experimentos cruciais”, cientistas como “gênios”, e o desenvolvimento linear e acumulativo da ciência. Os resultados sugerem a necessidade de oferecer aos professores de ciências uma formação que contemple critérios historiográficos contemporâneos, a fim de habilitá-los a efetuar escolhas críticas de recursos didáticos que estejam em concordância com seus objetivos educacionais.
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