Introdução à filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o ensino de química

  • Anielli Fabiula Gavioli Lemes Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) Faculdade de Educação; Instituto de Química; Instituto de Física; Instituto de Biologia Universidade de São Paulo (USP)
  • Paulo Alves Porto Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química (GHQ) Instituto de Química Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Filosofia da química, Ensino de química, realismo, reducionismo

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico acerca das questões mais discutidas da área da filosofia da química, tais como as especificidades da química, o realismo, o reducionismo, a ética, a estética e a imagem pública da química, bem como suas possíveis implicações para o ensino de química. O objetivo é mostrar como a contemporânea filosofia da química pode promover reflexões entre os educadores, auxiliando a escolha sobre o que ensinar, e como ensinar, em disciplinas e cursos de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-03-21
Como Citar
Lemes, A. F. G., & Porto, P. A. (2014). Introdução à filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o ensino de química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 121-147. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4274