“A ciência que a gente vê no cinema”: uma intervenção escolar sobre o papel da ciência no cotidiano

Autores

  • Ana Constância Macedo Faria Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril Universidade de Brasília
  • Maria Luiza de Araújo Gastal Universidade de Brasília
  • Megue Magalhães Andrade Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Linguagens no ensino, cinema, concepções de ciência, ensino médio.

Resumo

Na tentativa de aproximar a ciência dos estudantes, estratégias diversificadas de ensino e recursos didáticos podem ser utilizados no dia-a-dia da sala de aula. No presente estudo utilizou-se filmes comerciais, que tratam de alguma forma da ciência, como recurso didático junto a alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Procurou-se avivar a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e analisar seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência. De forma complementar, produziu-se o vídeo “A ciência que a gente vê no cinema”, o qual foi apresentado não só aos referidos alunos do ensino médio, mas também a licenciandos em Ciências. A utilização desse vídeo permitiu discussões e reflexões sobre como se produz o conhecimento científico e o papel da sociedade diante dos avanços científicos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Constância Macedo Faria, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Bióloga, professora da Secretaria de estado de Educação do Distrito Federal, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília e Supervisora de Estágio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência pela CAPES junto à Universidade de Brasília.

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril, Universidade de Brasília

Professor Dr. da Universidade de Brasília, Instituto de Biologia - Núcleo de Educação Científica e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

Maria Luiza de Araújo Gastal, Universidade de Brasília

Professora Dra. da Universidade de Brasília, Instituto de Biologia - Núcleo de Educação Científica e Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência pela CAPES junto à Universidade de Brasília.

Megue Magalhães Andrade, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito federal

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Macedo Faria, A. C., Ximenes Aguiar Bizerril, M., de Araújo Gastal, M. L., & Magalhães Andrade, M. (2015). “A ciência que a gente vê no cinema”: uma intervenção escolar sobre o papel da ciência no cotidiano. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 645–659. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4333