A abordagem do tema Ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável

Autores

  • Silvana do Nascimento Silva Laboratório de Ensino de Biologia (LEBio) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Charbel N. El-Hani Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Saber ambiental, Cidadania socioambientalmente responsável

Resumo

Este artigo de posicionamento apresenta uma reflexão sobre a abordagem do tema ambiente no contexto escolar do ensino de ciências e sua contribuição para a formação de um cidadão socioambientalmente responsável. Inicialmente, discutimos como a disseminação do saber ambiental nas escolas tem sido caracterizada por um predomínio de práticas vinculadas a um modelo de educação focado no indivíduo e pouco afeito ao tratamento de dimensões sociopolíticas. Essas práticas dão ênfase a ações pontuais, desarticuladas e descontextualizadas. A compreensão da questão ambiental é usualmente restringida, além disso, à dimensão ecológica. Desse modo, em geral não se contribui, na educação ambiental comumente propiciada no contexto escolar, para a construção de uma compreensão sociopolítica e integrada dos problemas ambientais, que não podem ser pensados separadamente de uma reflexão sobre a constituição do Estado moderno, do sistema capitalista de produção e consumo, e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O processo educativo no ensino de ciências tem um papel preponderante na construção de uma compreensão da relação entre seres humanos, ambiente, cultura e tecnologia, podendo promover debates acerca da precaução no uso dos recursos naturais na sociedade contemporânea, entre outros aspectos relativos à crise socioambiental. Coloca-se a necessidade da formação de cidadãos politicamente atuantes, conscientes dos problemas ambientais que envolvem o indivíduo e a coletividade no contexto socioambiental. Torna-se relevante compreender quais são os valores, as atitudes e as crenças centrais que constituem tal cidadão e como ele deverá operar em consonância com uma orientação sociopolítica para expressar seu ponto de vista, considerando os aspectos individuais e coletivos no contexto histórico, social e cultural. Sendo assim, defendemos uma proposta de educação ambiental no ensino de ciências pautada na formação de um sujeito capaz de ler seu contexto sociopolítico, interpretar as relações, os conflitos e os problemas aí presentes, e tomar decisões voltadas para a ação socialmente responsável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Silva, S. do N., & El-Hani, C. N. (2014). A abordagem do tema Ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 225–234. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4363

Edição

Seção

Artigos