A abordagem do tema Ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Saber ambiental, Cidadania socioambientalmente responsávelResumo
Este artigo de posicionamento apresenta uma reflexão sobre a abordagem do tema ambiente no contexto escolar do ensino de ciências e sua contribuição para a formação de um cidadão socioambientalmente responsável. Inicialmente, discutimos como a disseminação do saber ambiental nas escolas tem sido caracterizada por um predomínio de práticas vinculadas a um modelo de educação focado no indivíduo e pouco afeito ao tratamento de dimensões sociopolíticas. Essas práticas dão ênfase a ações pontuais, desarticuladas e descontextualizadas. A compreensão da questão ambiental é usualmente restringida, além disso, à dimensão ecológica. Desse modo, em geral não se contribui, na educação ambiental comumente propiciada no contexto escolar, para a construção de uma compreensão sociopolítica e integrada dos problemas ambientais, que não podem ser pensados separadamente de uma reflexão sobre a constituição do Estado moderno, do sistema capitalista de produção e consumo, e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O processo educativo no ensino de ciências tem um papel preponderante na construção de uma compreensão da relação entre seres humanos, ambiente, cultura e tecnologia, podendo promover debates acerca da precaução no uso dos recursos naturais na sociedade contemporânea, entre outros aspectos relativos à crise socioambiental. Coloca-se a necessidade da formação de cidadãos politicamente atuantes, conscientes dos problemas ambientais que envolvem o indivíduo e a coletividade no contexto socioambiental. Torna-se relevante compreender quais são os valores, as atitudes e as crenças centrais que constituem tal cidadão e como ele deverá operar em consonância com uma orientação sociopolítica para expressar seu ponto de vista, considerando os aspectos individuais e coletivos no contexto histórico, social e cultural. Sendo assim, defendemos uma proposta de educação ambiental no ensino de ciências pautada na formação de um sujeito capaz de ler seu contexto sociopolítico, interpretar as relações, os conflitos e os problemas aí presentes, e tomar decisões voltadas para a ação socialmente responsável.
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