A abordagem do tema Ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável
Keywords:
Ensino de ciências, Saber ambiental, Cidadania socioambientalmente responsávelAbstract
Este artigo de posicionamento apresenta uma reflexão sobre a abordagem do tema ambiente no contexto escolar do ensino de ciências e sua contribuição para a formação de um cidadão socioambientalmente responsável. Inicialmente, discutimos como a disseminação do saber ambiental nas escolas tem sido caracterizada por um predomínio de práticas vinculadas a um modelo de educação focado no indivíduo e pouco afeito ao tratamento de dimensões sociopolíticas. Essas práticas dão ênfase a ações pontuais, desarticuladas e descontextualizadas. A compreensão da questão ambiental é usualmente restringida, além disso, à dimensão ecológica. Desse modo, em geral não se contribui, na educação ambiental comumente propiciada no contexto escolar, para a construção de uma compreensão sociopolítica e integrada dos problemas ambientais, que não podem ser pensados separadamente de uma reflexão sobre a constituição do Estado moderno, do sistema capitalista de produção e consumo, e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O processo educativo no ensino de ciências tem um papel preponderante na construção de uma compreensão da relação entre seres humanos, ambiente, cultura e tecnologia, podendo promover debates acerca da precaução no uso dos recursos naturais na sociedade contemporânea, entre outros aspectos relativos à crise socioambiental. Coloca-se a necessidade da formação de cidadãos politicamente atuantes, conscientes dos problemas ambientais que envolvem o indivíduo e a coletividade no contexto socioambiental. Torna-se relevante compreender quais são os valores, as atitudes e as crenças centrais que constituem tal cidadão e como ele deverá operar em consonância com uma orientação sociopolítica para expressar seu ponto de vista, considerando os aspectos individuais e coletivos no contexto histórico, social e cultural. Sendo assim, defendemos uma proposta de educação ambiental no ensino de ciências pautada na formação de um sujeito capaz de ler seu contexto sociopolítico, interpretar as relações, os conflitos e os problemas aí presentes, e tomar decisões voltadas para a ação socialmente responsável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.