Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável

Autores

  • Dália Melissa Conrado Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia-LEFHBio Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Nei F. Nunes-Neto Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia-LEFHBio Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Charbel N. El-Hani Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia-LEFHBio Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia-UFBA

Palavras-chave:

ABP, estratégias de ensino, cidadania socioambientalmente responsável, tomada de decisão, educação científica

Resumo

A partir do pressuposto de que o ensino tradicional, na educação científica, é insuficiente para uma aprendizagem integrada de conteúdos relevantes em direção a uma adequada ação social cidadã, defendemos que estratégias pedagógicas com base na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) podem contribuir para a formação de cidadãos responsáveis no âmbito social e ambiental, ao fornecer um ambiente amplo de aprendizagem e ao promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Neste artigo, discutimos características de duas estratégias da ABP (resolução de caso e sessões tutoriais) como meio de aproximar a aprendizagem de diferentes conteúdos dos desafios da realidade cotidiana da sociedade contemporânea e favorecer tomadas de decisão que sejam socialmente responsáveis. Apontamos, também, algumas limitações e desafios para o uso dessas estratégias na educação científica.

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Publicado

2014-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável. (2014). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 077-087. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4351