Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável

Autores

  • Dália Melissa Conrado Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia-LEFHBio Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Nei F. Nunes-Neto Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia-LEFHBio Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Charbel N. El-Hani Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia-LEFHBio Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia-UFBA

Palavras-chave:

ABP, estratégias de ensino, cidadania socioambientalmente responsável, tomada de decisão, educação científica

Resumo

A partir do pressuposto de que o ensino tradicional, na educação científica, é insuficiente para uma aprendizagem integrada de conteúdos relevantes em direção a uma adequada ação social cidadã, defendemos que estratégias pedagógicas com base na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) podem contribuir para a formação de cidadãos responsáveis no âmbito social e ambiental, ao fornecer um ambiente amplo de aprendizagem e ao promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Neste artigo, discutimos características de duas estratégias da ABP (resolução de caso e sessões tutoriais) como meio de aproximar a aprendizagem de diferentes conteúdos dos desafios da realidade cotidiana da sociedade contemporânea e favorecer tomadas de decisão que sejam socialmente responsáveis. Apontamos, também, algumas limitações e desafios para o uso dessas estratégias na educação científica.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Conrado, D. M., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2014). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 077–087. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4351

Edição

Seção

Artigos