Do the Large-Scale Exams in Brazil and Portugal Require the Competences, Recommended by the Curricula?
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11391166Palavras-chave:
national exam, competences, large scale assessment, biological literacy, educational formation, ENEMResumo
The curriculum of Portugal and Brazil determine which competences should be developed in students throughout high school. Large-scale exams in Portugal and Brazil have been applied for at least two decades. The objective of this study was to analyse the correspondence between what the official documents determine, from a perspective of competences to be developed in the students, by the biology discipline, in Portugal, and Brazil about what is requested in their National Exams. For this, an empirical study of a documentary nature was developed, which focused on the analysis of the ENEM in Brazil and the National Exams in Portugal. The body of analysis consisted of questions formulated for exams carried out between 2010 and 2016. The analysis carried out by this research evidenced the difficulty in using multiple-choice questions to test the various academic aptitudes, with a predominance of cognitive ones with 86% and 85% in phases 1 and 2, respectively of the National Exam in Portugal and 96% in the ENEM. Large-scale exams in Portugal and Brazil do not seem very suitable for promoting the training described in the official documents of both countries. Making it clear that it is not enough to develop competences in students through learning strategies and curriculum adequacy if the internal and external assessment instruments are unable to ascertain whether these competences are being developed in students.
Referências
Amador, F., Silva, C. P., Baptista, J. P., Valente, R. A., Mendes, A., Rebelo, D., & Pinheiro, E. (2001). Programa de Biologia e Geologia 10º ou 11º Anos. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/Recorrente/bio_geo_10_11.pdf
Andrade, D. F., Tavares, H. R., & Valle, R. C. (2000). Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. Associação Brasileira de Estatística. https://docs.ufpr.br/~aanjos/CE095/LivroTRI_DALTON.pdf
ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH (2016). ATLAS.ti (qualitative data analysis — version 8.0) [Computer Software]. https://atlasti.com/
Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Edições 70.
Carroll, J. B. (1993). Human cognitive abilities: A survey of factor-analytic studies.Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511571312
Direção Geral de Educação (DGE) (n.d). Relatórios/Estatísticas [Reports/Statistics]. https://www.dge.mec.pt/relatoriosestatisticas-0
Dias Sobrinho, J. (2010). Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995–2009): Do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 15(1), 195–224. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/341
Galian, C. V. A. (2014). Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 648–669. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2812
Gentilli, P. (Org.) (2011). Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberalismo em Educação. Vozes.
Greaney, V., & Kellaghan, T. (2011). A avaliação dos níveis de desempenho educacional. Elsevier.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2005). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação Teórico-Metodológica. Ministério da Educação. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/fundamentacao-teorico-metodologica
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2009). Matriz de Referência do ENEM. https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Relatório Pedagógico ENEM 2011–2012. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/relatorio-pedagogico-enem-2013-2011-2012
Krasilchik, M. (1988). Ensino de ciências e a formação do cidadão. Em Aberto, 7(40), 55–60. http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2044
Maia, P. F., & Justi, R. (2008). Desenvolvimento de habilidades no ensino de ciências e o processo de avaliação: análise da coerência. Ciência & Educação (Bauru), 14(3), 431–450. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300005
Melchior, F. S. (2012). Competências e habilidades linguísticas requeridas em instrumentos avaliativos em larga escala para ingresso no ensino superior [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás.
Ministério da Educação (MEC). (2002a). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. MEC/SEMTEC. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2002b). PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias. MEC/SEMTEC. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2002c). Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM: Documento Básico. MEC/SEMTEC. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/enem-2013-documento-basico
Ministério da Educação (MEC). (n.d). Matriz de Referência ENEM. MEC/INEP. https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf
Norris, S. P., & Phillips, L. M. (2003). How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science education, 87(2), 224–240. https://doi.org/10.1002/sce.10066
Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD). (2018). The future of education and skills: Education 2030. Education Working Papers. https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. translated by Bruno Charles Magne. Artmed.
Santos, J. S. D., & Cortelazzo, Â. L. (2013). Os conteúdos de biologia celular no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 18(3), 591–612. https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000300005
Santos, R. A. (2015, August 25–28). Os PCN como política unificadora de um currículo nacional: impasses e desafios na trajetória da implementação de um documento-base para a educação formal no Brasil. VIII Jornadas Internacionais de Políticas públicas, São Luís, Maranhão. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/os-pcn-como-politica-unificadora-de-um-curriculo-nacional-impasses-e-desafios-na-trajetoria-da-implementacao-de-um-documento-base-para-a.pdf
Sapatini, J. R. (2014). Categorização e Análise das Questões de Biologia do ENEM (1998–2012) (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná). Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT). http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21682
Silva, D. da, Rebelo, M. da P. S. S. P. V., & Canhoto, C. M. M. M. L. (2020). Percepções dos professores de biologia sobre a avaliação em larga escala em Portugal e Brasil. Educação, 45(1), e139560, 1–36. https://doi.org/10.5902/1984644439560
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daisy da Silva, Piedade Vaz-Rebelo, Cristina Canhoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.