Será que os Exames em Larga Escala no Brasil e em Portugal Requerem as Competências, Preconizadas Pelos Currículos?
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11391166Keywords:
exame nacional, competências, avaliação em larga escala, literacia biológica, formação educacional, ENEMAbstract
O curriculum de Portugal e Brasil determinam quais competências devem ser desenvolvidas nos alunos ao longo do ensino médio. Exames de larga escala em Portugal e no Brasil são aplicados há, pelo menos, duas décadas. Analisar a correspondência entre o que determinam os documentos oficiais, numa perspectiva de competências a serem desenvolvidas nos alunos, pela disciplina Biologia, em Portugal e no Brasil em relação ao que é solicitado em seus Exames Nacionais foi o objetivo deste estudo. Para isso, foi desenvolvido um estudo empírico de caráter documental, que se concentrou na análise do ENEM no Brasil e dos Exames Nacionais em Portugal. O corpo de análise foi constituído de perguntas formuladas para os exames realizados entre 2010 e 2016. A análise feita por esta pesquisa evidenciou a dificuldade no uso de questões de múltipla escolha para testar as diversas aptidões acadêmicas, havendo o predomínio das cognitivas com 86% e 85% nas fases 1 e 2, respectivamente, do Exame Nacional em Portugal e 96% nas provas do ENEM. Os exames em larga escala em Portugal e no Brasil não parecem muito adequados para promover a formação descrita nos documentos oficiais de ambos os países. Deixando evidente que não basta desenvolver competências nos estudantes através de estratégias de aprendizagem e adequação do currículo se os instrumentos de avaliação interna e externa não conseguem averiguar se estas competências estão sendo realmente desenvolvidas nos alunos.
References
Amador, F., Silva, C. P., Baptista, J. P., Valente, R. A., Mendes, A., Rebelo, D., & Pinheiro, E. (2001). Programa de Biologia e Geologia 10º ou 11º Anos. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/Recorrente/bio_geo_10_11.pdf
Andrade, D. F., Tavares, H. R., & Valle, R. C. (2000). Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. Associação Brasileira de Estatística. https://docs.ufpr.br/~aanjos/CE095/LivroTRI_DALTON.pdf
ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH (2016). ATLAS.ti (qualitative data analysis — version 8.0) [Computer Software]. https://atlasti.com/
Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Edições 70.
Carroll, J. B. (1993). Human cognitive abilities: A survey of factor-analytic studies.Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511571312
Direção Geral de Educação (DGE) (n.d). Relatórios/Estatísticas [Reports/Statistics]. https://www.dge.mec.pt/relatoriosestatisticas-0
Dias Sobrinho, J. (2010). Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995–2009): Do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 15(1), 195–224. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/341
Galian, C. V. A. (2014). Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 648–669. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2812
Gentilli, P. (Org.) (2011). Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberalismo em Educação. Vozes.
Greaney, V., & Kellaghan, T. (2011). A avaliação dos níveis de desempenho educacional. Elsevier.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2005). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação Teórico-Metodológica. Ministério da Educação. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/fundamentacao-teorico-metodologica
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2009). Matriz de Referência do ENEM. https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Relatório Pedagógico ENEM 2011–2012. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/relatorio-pedagogico-enem-2013-2011-2012
Krasilchik, M. (1988). Ensino de ciências e a formação do cidadão. Em Aberto, 7(40), 55–60. http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2044
Maia, P. F., & Justi, R. (2008). Desenvolvimento de habilidades no ensino de ciências e o processo de avaliação: análise da coerência. Ciência & Educação (Bauru), 14(3), 431–450. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300005
Melchior, F. S. (2012). Competências e habilidades linguísticas requeridas em instrumentos avaliativos em larga escala para ingresso no ensino superior [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás.
Ministério da Educação (MEC). (2002a). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. MEC/SEMTEC. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2002b). PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias. MEC/SEMTEC. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2002c). Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM: Documento Básico. MEC/SEMTEC. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/enem-2013-documento-basico
Ministério da Educação (MEC). (n.d). Matriz de Referência ENEM. MEC/INEP. https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf
Norris, S. P., & Phillips, L. M. (2003). How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science education, 87(2), 224–240. https://doi.org/10.1002/sce.10066
Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD). (2018). The future of education and skills: Education 2030. Education Working Papers. https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. translated by Bruno Charles Magne. Artmed.
Santos, J. S. D., & Cortelazzo, Â. L. (2013). Os conteúdos de biologia celular no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 18(3), 591–612. https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000300005
Santos, R. A. (2015, August 25–28). Os PCN como política unificadora de um currículo nacional: impasses e desafios na trajetória da implementação de um documento-base para a educação formal no Brasil. VIII Jornadas Internacionais de Políticas públicas, São Luís, Maranhão. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/os-pcn-como-politica-unificadora-de-um-curriculo-nacional-impasses-e-desafios-na-trajetoria-da-implementacao-de-um-documento-base-para-a.pdf
Sapatini, J. R. (2014). Categorização e Análise das Questões de Biologia do ENEM (1998–2012) (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná). Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT). http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21682
Silva, D. da, Rebelo, M. da P. S. S. P. V., & Canhoto, C. M. M. M. L. (2020). Percepções dos professores de biologia sobre a avaliação em larga escala em Portugal e Brasil. Educação, 45(1), e139560, 1–36. https://doi.org/10.5902/1984644439560
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Daisy da Silva, Piedade Vaz-Rebelo, Cristina Canhoto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.