Será que os Exames em Larga Escala no Brasil e em Portugal Requerem as Competências, Preconizadas Pelos Currículos?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11391166

Keywords:

exame nacional, competências, avaliação em larga escala, literacia biológica, formação educacional, ENEM

Abstract

O curriculum de Portugal e Brasil determinam quais competências devem ser desenvolvidas nos alunos ao longo do ensino médio. Exames de larga escala em Portugal e no Brasil são aplicados há, pelo menos, duas décadas. Analisar a correspondência entre o que determinam os documentos oficiais, numa perspectiva de competências a serem desenvolvidas nos alunos, pela disciplina Biologia, em Portugal e no Brasil em relação ao que é solicitado em seus Exames Nacionais foi o objetivo deste estudo. Para isso, foi desenvolvido um estudo empírico de caráter documental, que se concentrou na análise do ENEM no Brasil e dos Exames Nacionais em Portugal. O corpo de análise foi constituído de perguntas formuladas para os exames realizados entre 2010 e 2016. A análise feita por esta pesquisa evidenciou a dificuldade no uso de questões de múltipla escolha para testar as diversas aptidões acadêmicas, havendo o predomínio das cognitivas com 86% e 85% nas fases 1 e 2, respectivamente, do Exame Nacional em Portugal e 96% nas provas do ENEM. Os exames em larga escala em Portugal e no Brasil não parecem muito adequados para promover a formação descrita nos documentos oficiais de ambos os países. Deixando evidente que não basta desenvolver competências nos estudantes através de estratégias de aprendizagem e adequação do currículo se os instrumentos de avaliação interna e externa não conseguem averiguar se estas competências estão sendo realmente desenvolvidas nos alunos.

Author Biographies

  • Piedade Vaz-Rebelo, Universidade de Coimbra

    PhD in Educational Psychology from the University of Coimbra, Portugal. Professor in the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, Portugal

  • Cristina Canhoto, Universidade de Coimbra

    PhD in Biology, specialty Ecology, from the University of Coimbra, Portugal. Professor in the Department of Life Sciences at the University of Coimbra, Portugal

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Published

2023-11-28

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Section

Artigos

How to Cite

Será que os Exames em Larga Escala no Brasil e em Portugal Requerem as Competências, Preconizadas Pelos Currículos?. (2023). Brazilian Journal of Research in Science Education, e43876, 1-28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11391166