Bioética e Educação: Concepção da Terminologia Bem- Estar-Animal por Estudantes do Ensino Básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172399

Palavras-chave:

Bioética ambiental, biofilia, educação ambiental, educação moral, interação homem/natureza.

Resumo

O rápido avanço tecnológico e cultural da humanidade tem resultado em sérios impactos ambientais, demandando novos paradigmas norteadores da sua relação com a natureza, principalmente, com os animais mantidos cativos por funções justificadas e para as quais não haja alternativas. Dessa forma, questionou-se como o termo bem-estar-animal tem sido disseminado nas mídias digitais, bem como a sua concepção por estudantes do ensino básico. Para tal, além da categorização do conteúdo divulgado em diferentes veículos da internet, foi realizada uma ação com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública e privada, envolvendo construção coletiva de conceitos, projeção de documentário e produção de material artístico e literário. Os resultados revelaram que a disseminação da terminologia bem-estar-animal ainda está associada a uma visão antropocêntrica e utilitarista, cuja maior ou menor valoração vinculase à representatividade e funcionalidade de determinados animais. A concepção dos estudantes refletiu o senso comum revelando a necessidade de apropriação do acesso às fontes de informação pela educação a fim de habilitá-los para apreender e processar o conteúdo. Assim, discute-se a importância de se pesquisar, aplicar e validar metodologias que associem a educação à bioética ambiental. Através da aplicação dessa ferramenta inovadora, busca-se promover a educação moral por meio da condução do estudante à compreensão da importância de saber ouvir, sem julgamentos, os argumentos dos todos os atores envolvidos em questões complexas. Desta maneira, podem ser pautadas em valores éticos globais e, por meio de atitudes reflexivas, críticas e responsáveis, ele possa desenvolver autonomia e espírito cooperativo para encontrar soluções consensuais e justas para as sociedades, para os animais, para a natureza, desta e de futuras gerações.

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Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Doutor titular do departamento de ciências Biológicas da PUCPR. Professora dos cursos de Ciências Biológicas e Psicologia da PUCPR e do Mestrado em Bioética da PUCPR. Líder do grupo de pesquisa Etologia. Editor-Chefe da Revista Estudos de Biologia: ambiente e diversidade. Coordenador do comitê de ética no uso de animais da PUCPR. 

Ana Laura Diniz Furlan, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela PUCPR

Mestranda do Programa de pós-Graduação em Bioética - PUCPR

Professora do ensino Básico

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Fischer, M. L., & Furlan, A. L. D. (2017). Bioética e Educação: Concepção da Terminologia Bem- Estar-Animal por Estudantes do Ensino Básico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(2), 399–422. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172399

Edição

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Artigos