A Construção do Sítio Ciência na Comunidade: Antecedentes, Fundamentos, Narrativas Híbridas e Conteúdo Epistemológico
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171243Palavras-chave:
saberes locais, narrativas híbridas, conteúdo epistemológicoResumo
O artigo apresenta os antecedentes e fundamentos que levaram à construção do sítio Ciência na Comunidade, um ambiente criado recentemente na internet para compartilhar experiências de interação com saberes culturais locais. Inicialmente descreve a proposta de inserção de saberes populares na educação em química e ciências no Brasil e ênfases correlacionadas observadas na literatura internacional, destacando a formação docente, seus problemas e um debate envolvendo o conhecimento indígena e a natureza da ciência. Em seguida, apresenta resultados de estudos empíricos em salas de aula e a convergência com a literatura para oferecer conteúdo epistemológico para professores com base em narrativas híbridas. Como fundamentos, apresenta os conceitos de hibridização/hibridismo, narrativa e a dimensão da análise epistemológica efetuada. Os procedimentos metodológicos destacam: a construção de enunciados híbridos e sua arquitetura dialógica, semântica, sintática e iterativa; o desenvolvimento de atividades com linguagens, imagens e afirmações da literatura e a direção de analisar e organizar o conteúdo epistemológico em cinco eixos/textos: os saberes e seus contextos, linguagens, práticas, teorias e representações. Esse conjunto de recursos é destinado aos que querem aprofundar seus conhecimentos sobre as relações entre saberes culturais locais e científicos, destacando a mistura de linguagens como forma de comunicar os conteúdos, a ausência de voz autoritária nesta construção e a indissociável relação entre conhecimento e contexto para as tarefas de representação e comparação epistemológica dos saberes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.