O início, o fim e o meio: algumas concepções e imagens de estudantes da EJA sobre menstruação, menopausa e climatério
Palavras-chave:
Educação em Sexualidade, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências.Resumo
Trata-se de pesquisa de intervenção no contexto da Educação em Sexualidade, desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos. A análise das concepções trazidas pelos estudantes sobre fenômenos do ciclo menstrual feminino permitiu repensar alguns sentidos da Educação em Sexualidadeno contexto do Ensino de Ciências. Entre os estudantes, predominam imagens negativas sobre os fenômenos da menstruação e da menopausa, indicando a necessidade de trabalhos que permitam a ressignificação desses fenômenos. Decorre da pesquisa que o Ensino de Ciências deve ampliar seu escopo teórico a respeito dos temas da Educação em Sexualidade, sendo necessário repensar a formação de professores em favor de abordagens emancipatórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.