O início, o fim e o meio: algumas concepções e imagens de estudantes da EJA sobre menstruação, menopausa e climatério

Autores/as

  • Marina Nunes Teixeira Soares Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
  • Maria Luiza de Araújo Gastal Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, UnB

Palabras clave:

Educação em Sexualidade, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências.

Resumen

Trata-se de pesquisa de intervenção no contexto da Educação em Sexualidade, desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos. A análise das concepções trazidas pelos estudantes sobre fenômenos do ciclo menstrual feminino permitiu repensar alguns sentidos da Educação em Sexualidadeno contexto do Ensino de Ciências. Entre os estudantes, predominam imagens negativas sobre os fenômenos da menstruação e da menopausa, indicando a necessidade de trabalhos que permitam a ressignificação desses fenômenos. Decorre da pesquisa que o Ensino de Ciências deve ampliar seu escopo teórico a respeito dos temas da Educação em Sexualidade, sendo necessário repensar a formação de professores em favor de abordagens emancipatórias.

Biografía del autor/a

  • Marina Nunes Teixeira Soares, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
    Pesquisadora-tecnologista do Instituto de Pesquisas e Avaliações Educacionais Anísio Teixeira  (INEP). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UNiversidade de Brasília, UnB. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, UnB.
  • Maria Luiza de Araújo Gastal, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, UnB
    Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, área de Ensino de Biologia, Universidade de Brasília, UnB.

Publicado

2016-09-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O início, o fim e o meio: algumas concepções e imagens de estudantes da EJA sobre menstruação, menopausa e climatério. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 275-293. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4472