O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse

Autores

  • Ana Maria Santos Gouw Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo
  • Helenadja Santos Mota Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Nelio Marco Vincenzo Bizzo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Jovens, interesse pela ciência, carreira científica.

Resumo

A diminuição do interesse dos jovens pela ciência, observado em diversos países, tem provocado um movimento em prol de se ouvir o que os estudantes têm a dizer das aulas de ciências e suas perspectivas profissionais. Um desses movimentos é o projeto “The Relevance of Science Education” (ROSE), implementado em mais de 40 países e objeto de estudo do trabalho aqui descrito. Neste sentido, este artigo tem como objetivos verificar qual o interesse global dos jovens brasileiros pela ciência escolar, pela carreira científica e por um emprego que lide com tecnologia avançada. O projeto ROSE foi implementado no Brasil, por meio de uma amostra de representatividade nacional, em 2010, envolvendo 2.365 estudantes, oriundos de 84 escolas, através de um questionário composto por 245 itens, cujas respostas são expressas em uma escala de Likert de 4 pontos. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro possui interesse pela ciência escolar, porém pouco interesse em seguir a carreira científica. Já em relação a um emprego que lide com tecnologia avançada, observa-se interesse, em especial dos meninos. A
pesquisa internacional apontou que há relação entre o IDH dos países pesquisados e o interesse pela ciência: quanto maior o IDH, menor o interesse. Os resultados obtidos indicam a necessidade de uma reflexão sobre as eventuais ações que podem ser tomadas com o intuito de estreitar a lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e pela carreira científica; e de buscar compreender os motivos deste distanciamento.

 

Biografia do Autor

  • Ana Maria Santos Gouw, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo
    Professora adjunta do Setor de Educação do Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farcamcêuticas da Universidade Federal de São Paulo.
  • Helenadja Santos Mota, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
    Doutora em Educação, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO-Darwin).
  • Nelio Marco Vincenzo Bizzo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
    Professor titular do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 627-648. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4483

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