O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse
Palabras clave:
Jovens, interesse pela ciência, carreira científica.Resumen
A diminuição do interesse dos jovens pela ciência, observado em diversos países, tem provocado um movimento em prol de se ouvir o que os estudantes têm a dizer das aulas de ciências e suas perspectivas profissionais. Um desses movimentos é o projeto “The Relevance of Science Education” (ROSE), implementado em mais de 40 países e objeto de estudo do trabalho aqui descrito. Neste sentido, este artigo tem como objetivos verificar qual o interesse global dos jovens brasileiros pela ciência escolar, pela carreira científica e por um emprego que lide com tecnologia avançada. O projeto ROSE foi implementado no Brasil, por meio de uma amostra de representatividade nacional, em 2010, envolvendo 2.365 estudantes, oriundos de 84 escolas, através de um questionário composto por 245 itens, cujas respostas são expressas em uma escala de Likert de 4 pontos. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro possui interesse pela ciência escolar, porém pouco interesse em seguir a carreira científica. Já em relação a um emprego que lide com tecnologia avançada, observa-se interesse, em especial dos meninos. A
pesquisa internacional apontou que há relação entre o IDH dos países pesquisados e o interesse pela ciência: quanto maior o IDH, menor o interesse. Os resultados obtidos indicam a necessidade de uma reflexão sobre as eventuais ações que podem ser tomadas com o intuito de estreitar a lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e pela carreira científica; e de buscar compreender os motivos deste distanciamento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.